Geralmente nos filmes policiais dos anos 40 os diretores conseguem a expressão máxima de suas idéias visuais e narrativas. O filme de Nuri Ceylan (Turquia-Bósnia) consegue em seus 157min dissecar os personagens um por um usando planos longos e revolucionando a meneira de contar um filme.
O ótimo diretor de fotografia Gokhan Tiryaki filma a primeira hora do filme com a iluminação de faróis de 3 carros. Não menos impressionantes são as cenas numa vila toda iluminada por luzes de vela.
O design de som une os planos para que este filme policial naturalista ganhe ritmo.
Quase todo filmado em tempo real os diálogos entre os personagens são brindados com a bela sequencia final onde o cadáver da vítima é dissecado assim como a personalidade dos integrantes da trama.
Este filme é uma tese sobre cinema e venceu o Grande Premio do Juri no Festival de Cannes 2011.
Deve ser visto em tela grande para valorizar o efeito widescreen e as belas paisagens da estepe turca. O filme é digital o que dá mais valor ainda para a plástica das imagens. Foi indicado pela Turquia para concorrer ao Oscar 2012 de Melhor Filme Estrangeiro e acabou não sendo selecionado.
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