"O impacto é muito maior: total na técnica prodigiosa que sustenta a imaginação de Stanley Kubrick em sua disparada cósmica. O cineasta atinge um plano de expressão alucinadamente lúcido ao acrescentar à obra uma reflexão filosófica. Uma das leis mais conhecidas de Arthur C. Clarke diz: “O único meio de definir os limites do possível é tentar ultrapassá-los a caminho do impossível”. Ao requerer a colaboração do escritor-cientista, Kubrick talvez não soubesse com precisão até onde sua câmera iria, mas certamente já estava decidido a explorar a fronteira do infinito. Para encontrar qualquer coisa que seja comparável a nossas futuras aventuras espaciais, é necessário remontar a muito antes de Colombo, muito antes da Odisséia e muito antes, em verdade, do primeiro homem-macaco.”
fragmento da crítica publicada no jornal Correio da Manhã, 1969 por Antonio Moniz Vianna sobre o filme 2001 uma odisséia no espaço de Stanley Kubrick.
A Árvore Da Vida (2011) - Terrence Malick
Quando li que Terrence Malick contou com a participação de Douglas Trumbull (2001 uma odisséia no espaço e Blade Runner) na supervisão dos efeitos visuais comecei a entender a primeira impressão que tive sobre o filme. O filme tem um apelo visual e cativa qualquer um em um primeiro momento. É um filme com uma narrativa de recortes, fragmentos de memórias, sentimentos e pensamentos. Malick passou sua adolescência nos anos 50 e talvez por isso mostra tudo isso com tanta habilidade. Malick vem usando desde "Badlands" (73), "Days Of Heaven" (78) e "O Novo Mundo " (2005) muitos dos elementos presentes neste filme assim como a narrativa em "voice over" e os planos longos. O contato com a natureza também é uma constante em seus filmes. Reparem na bela fotografia de Emmanuel Lubezki e nos planos de câmera baixa principalmente os que mostram Brad Pitt durante todo o filme sob uma ótica infantil. O papel de Brad Pitt era para ser inicialmente de Heath Ledger. A metáfora da religião talvez possa estar presente no papel paternalista e autoritário de Pitt impondo regras, dogmas, ameaças de punição e exigindo devoção de seus filhos. O filme inicia com uma citação bíblica de Jó (Job - "Jack O'Brien"- nome de Pitt ). Jó segundo a bíblia foi desafiado por Satanás resultando na tragédia de Jó: a perda instantânea de seus bens, de seus filhos e de sua saúde. Algumas vezes encaro este filme-poema como um Réquiem embalado pela bela trilha de Mahler, Brahms e Bach. O filme venceu a Palma de Ouro no festival de Cannes 2011.
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