terça-feira, 21 de julho de 2020

Victoria -2015 - Sebastian Schipper

Filme alemão de assalto filmado em 27 de abril de 2014 nas ruas de Berlim. O filme foi filmado em um único take das 4:30h até as 7:00h para dar mais realismo para as cenas (134min). Há várias cenas de um belo amanhecer em Berlim permeadas pela trama e seu ritmo frenético. Destaque para o papel de Victoria (Laia Costa) e para o ator preferido do Christian Petzold (Franz Rogowski). Concorreu no Festival de Berlim em 2015 e conquistou o " Prize of the Guild of German Art House Cinemas".

                                                                     
                      
                                                                     muito bom
                                                                     😊😊😊😊
                                                         https://www.imdb.com/title/tt4226388/

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Bait - 2019 (Mark Jenkin)

                                                                             
                                                                           

Cineasta independente inglês que começou com produções publicitárias. Em Bait ele usa uma câmera 16mm que parou de ser fabricada nos anos 80 (Bolex H16). Jenkins tinha que aproveitar todos os momentos filmados pois não haviam tantos rolos. Jenkin construiu essa obra de arte na montagem. O filme se passa em Cornwall UK e conta a história de dois irmãos pescadores e seus impasses cotidianos. Todo filmado em PB o filme envolve principalmente pela textura das imagens alcançadas com a 16mm. A edição é o ponto alto do filme e lembra alguns filmes iniciais de diretores independente dos anos 60.

                                                                         muito bom
                                                                         😊😊😊😊
                                                              https://www.imdb.com/title/tt9652782/?ref_=fn_al_tt_2

                                                                                 

Eu não me Importo se Entrarmos para a História como Bárbaros - 2018

O diretor romeno Radu Jude foi assistente de Gavras e Cristi Puiu. Jude não tinha me chamado tanta atenção com o seu ótimo "Aferim!" - 2015. "Entrarmos para História como Bárbaros" por outro lado me deixou bem impressionado. A Hístória da Romênia é contada de um jeito delicioso neste filme que aborda a encenação de uma peça em praça pública. A peça fala sobre a participação da Romênia na Segunda Guerra e em certo ponto aborda os massacres contra ciganos e judeus cometidos principalmente pelo primeiro ministro Antonescu. A peça mostra as cicatrizes históricas não curadas até hoje pelos romenos e causa uma discussão imensa. Uns negam fatos e outros apoiam o genocídio.

                                                                                
            
                                                                     muito bom
                                                                      😊😊😊😊
                                 https://www.imdb.com/title/tt8506840/?ref_=nm_flmg_dr_6

terça-feira, 14 de julho de 2020

Made in China

Ando assistindo a uma ótima safra de filmes chineses. Temos os já comentados nesse blog "Amor até as Cinzas" (2018) de Jia Zhangke. Zhagke tem uma vasta filmografia social e neste seu último filme alcança um primor visual. Outro ótimo filme é o do diretor novato Bi Gan e seu "Longa Jornada Noite a Dentro" (2018). Você também pode ler neste blog como Bi Gan usa sua cinematografia como linguagem neste neo noir com suas longas sequências. Seguindo a linha de filmes neo noir chineses com ótima fotografia temos "O Lago do Ganso Selvagem" de 2019. Quem dirige o filme é Yi'nan Diao. Diao já dirigiu outros ótimos filmes como por exemplo "Carvão Negro, Gelo Fino de 2014. Em "O Lago do Ganso Selvagem" Diao alcança sua plena força cinematográfica e entra numa lista dos melhores diretores chineses contemporâneos. Diao usa e abusa de iluminação e uma fotografia Wong kar Waiana. O resultado é um filme policial frenético, super encorpado e com nuances visuais que contribuem para o efeito claustrofóbico das cenas de violência. Recentemente descobri o diretor Xiaoshuai Wang e fiquei muito impressionado com seu último filme "So Long, My Son" (2019). O filme narra a saga de duas famílias dos anos 80 até os dias atuais. O filme é muito bem fotografado e tem belíssimos e longos planos que ajudam na narrativa em espiral. Concorreu em Berlin e venceu atriz e ator. A trajetória das famílias é muito bem contada e o filme acabou sendo visualmente muito interessante.

                                                    So Long, My Son
                                                   ótimo 😊😊😊😊😊

                                                  O Lago Do Ganso Selvagem
                                                   ótimo 😊😊😊😊😊

                                                https://www.imdb.com/title/tt9581076/?ref_=ttrel_rel_tt

                                               https://www.imdb.com/title/tt9647768/?ref_=fn_al_tt_1