sábado, 10 de outubro de 2020

Mikey and Nicky - 1976 - Elaine May

Uma preciosidade que quase ninguém conhece. Cassavetes aqui é ator mas influenciou a diretora Elaine May. Um filme cru e direto. Amizade, máfia e Estados Unidos nos anos 70. Cinema independente no auge. A iluminação e enquadramentos cassavetianos dão propulsão e força para o filme. Peter Falk faz o blend perfeito com Cassavetes.

                                                                                 


                                                        https://www.imdb.com/title/tt0074901/                                                  

                                                                   


segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Wim Wenders, Desperado - 2020

 O diretor Eric Friedler fez um ótimo documentário sobre a carreira de Wim Wenders com cenas inéditas e cenas de bastidores. O documentário mostra como Wenders se projetou como um dos mais importantes cineastas alemães. Algumas histórias eram novidade para mim, principalmente os bastidores do filme "Hammett" (82). As histórias sobre "Paris Texas" (84) são incríveis. Ótimos depoimentos de atores e diretores também marcam o doc. Talvez você fique com vontade de assistir a alguns filmes de Wenders após esse documentário. Minhas dicas sempre serão: "Paris Texas", "Alice nas Cidades", "Asas do Desejo", "No Decurso do tempo" e " Medo do goleiro diante do Penalti".

                                                                                   



ótimo 😏😏😏😏

sábado, 15 de agosto de 2020

Olivier Assayas

 Diretor de cinema francês que vem realizando filmes desde os anos 80. Seus filmes não seguem uma linha temática mas podem ser agrupados em pequenos grupos de 2 ou 3  filmes que dialogam entre si no decorrer dos anos. Assayas teve recentemente uma retrospectiva na Mostra de Cinema de São Paulo com 16 filmes. Ele esteve presente. Vi todos os filmes de Assayas e gostaria de separá-los por uma relação temática e depois elencar meus preferidos. Assayas tem 2 filmes sobre momentos revolucionários anti-imperialistas. Carlos (2010) que conta a vida de Ilich Ramirez Sanchez nos anos 70 e 80. Este filme foi feito para TV. Seguindo esta linha temos também "Wasp Network" (2019) sobre espiões cubanos em Miami e a indústria de turismo cubana. A temática da máfia chinesa, tráfico de drogas e conspirações sobre corporações que querem controlar o mercado de Anime 3d pornô estão respectivamente  em seus 2 filmes "Boarding Gate" (2007) e "Deamonlover" (2002). Assayas tem alguns filmes onde ele realmente mostra sua faceta e predileção política. Assayas mostra um pouco de seu gosto pelo situacionismo e Guy Debord em seus filmes "Après Mai" (2012) e os primeiros filmes juvenis "Cold Water" (94) e "Disorder" (86). Assayas tem 2 filmes muito interessantes sobre a maternidade e a busca da mãe ou pai pelo seu filho. Esses temas estão presentes em "Clean" (2004) e "Winter´s Child" (89). Em "Clean temos também a presença de uma de suas esposas Maggie Cheung e a temática road movie com drogas, vida conturbada e problemática dos atores. Temos um ótimo filme de época,  "Les Destinées sentimentales" (2000). Este filme narra 30 anos da vida de um casal desde 1900. Assayas tem 2 ótimos filmes sobre filme\peça dentro do filme. Nessa linha temos "Clouds of Sils Maria" (2014) e "Irma Vep" (96). Este último com Maggie Cheung e "Clouds of Sils Maria" com Juliette Binoche e Kristen Steward. Ainda com Kristen Steward temos o sobrenatural  e crítico da sociedade de consumo "Personal Shopper" (2016). Há 2 filmes na carreira de Assayas que mostram uma influência de filme cassavetiano independente junto com casais se reunindo para papos cabeça á la Woody Allen. São eles: "Late August, Early September" (98) e "Non Fiction" (Doubles Vies) (2018). Ainda temos uma história de redistribuição de herança de uma família de pai artista pelos seus filhos "L´Heure d´etê" (2008). Assayas também foi casado com Mia Hansen Love que hoje em dia desponta como uma das diretoras francesas de sucesso. Assayas também é um entusiasta do  Taiwan "New Cinema" que surgiu a partir do meio dos anos 80. Essa escola de cinema influenciou Assayas e tem entre seus ícones Hou Hsiao-hsien, Tsai Ming-liang e Edward Young.

Meus Assayas prediletos são:

Clouds of Sils Maria - 2014

Clean - 2004

Late August, Early September - 1998

Carlos - 2010

Non-fiction (Vidas Duplas)- 2018

Gosto também do cuidado com a trilha sonora que Assayas imprime. Ele mostra desde bandas punk dos anos 80 até bandas de rock como Sonic Youth nos filmes dos anos 90.

                                                                       


terça-feira, 21 de julho de 2020

Victoria -2015 - Sebastian Schipper

Filme alemão de assalto filmado em 27 de abril de 2014 nas ruas de Berlim. O filme foi filmado em um único take das 4:30h até as 7:00h para dar mais realismo para as cenas (134min). Há várias cenas de um belo amanhecer em Berlim permeadas pela trama e seu ritmo frenético. Destaque para o papel de Victoria (Laia Costa) e para o ator preferido do Christian Petzold (Franz Rogowski). Concorreu no Festival de Berlim em 2015 e conquistou o " Prize of the Guild of German Art House Cinemas".

                                                                     
                      
                                                                     muito bom
                                                                     😊😊😊😊
                                                         https://www.imdb.com/title/tt4226388/

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Bait - 2019 (Mark Jenkin)

                                                                             
                                                                           

Cineasta independente inglês que começou com produções publicitárias. Em Bait ele usa uma câmera 16mm que parou de ser fabricada nos anos 80 (Bolex H16). Jenkins tinha que aproveitar todos os momentos filmados pois não haviam tantos rolos. Jenkin construiu essa obra de arte na montagem. O filme se passa em Cornwall UK e conta a história de dois irmãos pescadores e seus impasses cotidianos. Todo filmado em PB o filme envolve principalmente pela textura das imagens alcançadas com a 16mm. A edição é o ponto alto do filme e lembra alguns filmes iniciais de diretores independente dos anos 60.

                                                                         muito bom
                                                                         😊😊😊😊
                                                              https://www.imdb.com/title/tt9652782/?ref_=fn_al_tt_2

                                                                                 

Eu não me Importo se Entrarmos para a História como Bárbaros - 2018

O diretor romeno Radu Jude foi assistente de Gavras e Cristi Puiu. Jude não tinha me chamado tanta atenção com o seu ótimo "Aferim!" - 2015. "Entrarmos para História como Bárbaros" por outro lado me deixou bem impressionado. A Hístória da Romênia é contada de um jeito delicioso neste filme que aborda a encenação de uma peça em praça pública. A peça fala sobre a participação da Romênia na Segunda Guerra e em certo ponto aborda os massacres contra ciganos e judeus cometidos principalmente pelo primeiro ministro Antonescu. A peça mostra as cicatrizes históricas não curadas até hoje pelos romenos e causa uma discussão imensa. Uns negam fatos e outros apoiam o genocídio.

                                                                                
            
                                                                     muito bom
                                                                      😊😊😊😊
                                 https://www.imdb.com/title/tt8506840/?ref_=nm_flmg_dr_6

terça-feira, 14 de julho de 2020

Made in China

Ando assistindo a uma ótima safra de filmes chineses. Temos os já comentados nesse blog "Amor até as Cinzas" (2018) de Jia Zhangke. Zhagke tem uma vasta filmografia social e neste seu último filme alcança um primor visual. Outro ótimo filme é o do diretor novato Bi Gan e seu "Longa Jornada Noite a Dentro" (2018). Você também pode ler neste blog como Bi Gan usa sua cinematografia como linguagem neste neo noir com suas longas sequências. Seguindo a linha de filmes neo noir chineses com ótima fotografia temos "O Lago do Ganso Selvagem" de 2019. Quem dirige o filme é Yi'nan Diao. Diao já dirigiu outros ótimos filmes como por exemplo "Carvão Negro, Gelo Fino de 2014. Em "O Lago do Ganso Selvagem" Diao alcança sua plena força cinematográfica e entra numa lista dos melhores diretores chineses contemporâneos. Diao usa e abusa de iluminação e uma fotografia Wong kar Waiana. O resultado é um filme policial frenético, super encorpado e com nuances visuais que contribuem para o efeito claustrofóbico das cenas de violência. Recentemente descobri o diretor Xiaoshuai Wang e fiquei muito impressionado com seu último filme "So Long, My Son" (2019). O filme narra a saga de duas famílias dos anos 80 até os dias atuais. O filme é muito bem fotografado e tem belíssimos e longos planos que ajudam na narrativa em espiral. Concorreu em Berlin e venceu atriz e ator. A trajetória das famílias é muito bem contada e o filme acabou sendo visualmente muito interessante.

                                                    So Long, My Son
                                                   ótimo 😊😊😊😊😊

                                                  O Lago Do Ganso Selvagem
                                                   ótimo 😊😊😊😊😊

                                                https://www.imdb.com/title/tt9581076/?ref_=ttrel_rel_tt

                                               https://www.imdb.com/title/tt9647768/?ref_=fn_al_tt_1 


                                                                 

sábado, 23 de maio de 2020

Hitchcock Truffaut 2015 - Kent Jones

François Truffaut fez durante a década de 50/60 uma série de entrevistas e várias trocas de correspondências com Alfred Hitchcock. Esse material foi lançado em 1966 no livro "Hitchcock - Truffault - Entrevistas". Esse livro é uma aula de cinema e tem diálogos sobre cada filme de Hitchcock. Aspectos técnicos, roteiro e muitos detalhes são discutidos no livro. É muito gostoso ler o livro e assistir ao filme correspondente. A filmografia do Hitchcok é muito rica e influenciou muitos cineastas. O documentário do Kent Jones fala justamente desse momento do cinema e ainda mostra imagens e fotos incríveis das entrevistas e filmes do Hitchcock. Podemos ver deliciosas entrevistas com a nova geração do cinema discutindo o livro, discutindo Hitchcock e discutindo Truffaut. Temos Martin Scorsese, Wes Anderson, James Gray, Olivier Assayas, Peter Bogdanovich, Arnauld Desplechin, David Fincher, Kiyoshi Kurosawa e Richard Linklater mostrando sua paixão por Hitchcock. A dica para esse documentário não é somente matar a vontade e rever vários filmes do Hitchcock. Com esse documentário surgiu a vontade de rever filmes de todos esses cineastas que também tem uma obra maravilhosa.


                                                             ótimo
                                                         😀😀😀😀

                        https://www.imdb.com/title/tt3748512/?ref_=ttfc_fc_tt


                                                                 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Últimos Dias em Havana - 2016

Fernando Pérez filma a sociedade cubana de um modo bastante realista através de um apartamento onde moram alguns amigos. Um está doente de AIDS, outro querendo fugir para os EUA, alguns vizinhos e outros conhecidos. Ótima narrativa e cine cubano na sua mais forte expressão. Pérez é diretor de ótimos filmes cubanos como Súíte Habana -2013.

                                                                   


ótimo
😊😊😊😊😊

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Cinema da Coréia do Sul - Diretores

Diretores de cinema da Coréia do Sul e alguns de seus filmes.

Kim Ki Duk

Time - O Amor Contra a passagem do tempo - 2006
Primavera Verão Outono Inverno .....e Primavera - 2003

Lee Chang Dong

Em Chamas - 2018
Poesia - 2010

Sang Soo Hong

Na Praia à Noite Sozinha - 2017
Noite e Dia - 2008

Chan Wook Park

Mr Vingança - 2002
Segredos de Dangue - 2013

                                                                       
Min Hee Kim




Meu ranking dos filmes do Bong Joon Ho

Enumerando aqui a lista segundo minha preferência.

1. Mother - A busca pela verdade 2009
2. Parasita 2019
3. Memórias de um Assassino 2003
4. Cão que Ladra não Morde 2000
5. O Hospedeiro 2006
6. Expresso do Amanhã 2013
7. Okja 2017

                                                                 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

The Safdie Brothers

Josh e Ben Safdie são cineastas independentes americanos que vem criando filmes com uma estética particular muito interessante. Seus filmes são muito inspirados em John Cassavetes e nos primeiros filmes de Scorsese. Muitos com uma temática de violência urbana outros com discussões sobre  relações familiares e drogas. O aspecto visual é moderno com movimentos de câmera ousados e iluminação à la Wong Kar Wai.  Muitas vezes os filmes podem parecer neo noir e outras um Cassavetes com cortes rápidos. Todos os filmes são muito bons com destaque para Uncut Gems  (2019) que quase entrou para a disputa do Oscar. Em 2008 temos The Pleasure of Being Robbed e em 2009 Daddy Longlegs que também é conhecido como "Go get me some Rosemary". O ótimo Heaven Knows What de 2014 deve ser uma escolha se você não quer assistir a todos os filmes dos irmãos. Em 2017 filmaram Good Time com Robert Pattinson numa história de assalto a bancos de tirar o fôlego. Finalmente o maduro Uncut Gems de 2019 resume de certa forma todos os aspectos estéticos dos anteriores. Muitos ao assistirem a Uncut Gems podem não entender essas referências que vem sendo apresentadas nos filmes anteriores. São filmes de uma escola de cinema independente americano e desde os anos 60 vem sendo feitos. Se você gostou do Projeto Flórida do Sean Baker certamente vai gostar de entrar no mundo dos filmes dos irmãos Safdie.

                                                                             

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Waves - 2019

                                                                         


Terceiro filme do diretor Trey Edward Shults mostra um melodrama familiar filmado em alto estilo. Os percursos de uma família são mostrados com recursos de movimentação de câmera e cores. As diferentes colorações dos ambientes vão participando da narrativa do filme e perdem o brilho nos momentos de reflexão e perdão. O filme se transforma em uma paleta de cores mais discreta a partir do momento que os personagens começam a pensar em continuar a vida após vários traumas e acontecimentos abruptos. Um filme indie moderno com muitas nuances de cinematografia e trilha sonora muito eficaz. Os atores, com destaque para Taylor Russell, desempenham ótimos papéis neste filme que poderia ser indicado para o Oscar 2020.
                                                 
                                    https://www.imdb.com/title/tt8652728/

            
                                                            ótimo 😃😃😃😃😃