Influenciados pelo cinema alemão dos anos 60 e 70, os filmes da chamada "Escola de Berlim" começam a aparecer na segunda metade dos anos 90. Os diretores deste movimento são Christian Petzold, Angela Schanelec e Thomas Arslan. Muitos filmes dos diretores Ulrich Köler, Mauren Ade e Christoph Hochhäuser também se enquadram nesse estilo. Os filmes tem uma inspiração nos filmes do Cinema Novo alemão, principalmente nos filmes de Rainer Werner Fassbinder. Críticos franceses começaram a perceber uma característica em comum nos filmes desses diretores e inicialmente já introduziram o nome Nouvelle Vague Allemande, mas o nome acabou sendo substituído por Escola de Berlim.
Os filmes desse movimento são geralmente independentes e retratam o dia a dia. Neles o passado dos personagens não é mostrado em detalhes e os personagens passam por uma espécie de fuga pessoal e insatisfação com a vida. Os filmes mostram uma incerteza social e não apresentam nenhuma alternativa para a sociedade. As obras são também influenciadas pelo cinema neo noir e muitas vezes usam a temática da 2 Guerra como pano de fundo. Os temas da sociedade são transportados para os sentimentos individuais ou familiares dos personagens e o espectador é muitas vezas colocado como uma espécie de "Voyeur".
A estética visual e narrativa tem planos longos, poucos cortes, momentos silenciosos e pouca trilha sonora.
Filmes de destaque:
De Christian Petzold
Jerichow - 2008
Barbara- 2012
Phoenix - 2014
Transit - 2018
O diretor Christian Petzold chegou no amadurecimento pleno com seu último filme "Em Trânsito" - 2018. Este é um filme profundo, depressivo e existencial, com um pano de fundo de 2 Guerra. Um dos melhores filmes que assisti esse ano e facilmente é a obra prima de Petzold.
Transit - Christian Petzold - 2018
muito bom 😊😊😊😊