O diretor francês Mikhaël Hers filmou em 2015 um ótimo filme chamado "Ce Sentiment de lété". Este seria o embrião para seu último "Amanda" resultando em dois filmes com a temática da perda de um ente querido. Os dois filmes tem uma atmosfera Rohmeriana e um estilo marcante em comum.
Hers adora cenas externas, é muito influenciado pelo "cinema-verité" (Jean Rouch), filma muito bem a vida urbana e consegue deixar os temas pesados fluindo muito bem na narrativa. No seu "Amanda" Hers inclui o tema do terrorismo na França mas não discute seu teor político, somente toca no emocional das vidas pós-ataque.
https://www.imdb.com/title/tt7491144/
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
sábado, 24 de novembro de 2018
The Great Buddha+ (2017) - Huang Hsin Yao
Primeiro filme do diretor Taiwanês Huang Hsin Yao e escolhido para representar o país no Oscar de filme estrangeiro em 2019. O diretor ampliou a ideia deste longa a partir do curta "The Great Buddha", por isso o simbolo (+) logo após o título em alusão ao iphone 6 +.
O filme é quase todo filmado em um belo PB e as únicas imagens coloridas são as de uma espécie de câmera frontal de um carro. O filme é uma reflexão da sociedade taiwanesa baseada em falsos ídolos e corrupção. Mostra uma sociedade complacente com injustiças diárias como unica forma de sobrevivência. As imagens coloridas do carro são do patrão e são mostradas após seus funcionários terem acesso ao cartão de memória de sua Mercedes luxuosa. Neste momento dá se a ideia de que é muito difícil escapar da pobreza e o filme colorido mostra um outro mundo, super rico, cheio de ostentação e consumismo.
Em um dos momentos do filme aparece a construção de um buda gigante encomendado por um templo e inicialmente o buda é mostrado sem cabeça, denotando uma destruição da iconografia budista.
Pode se dizer que o filme de Hsin é quase um folclórico conto moral e já faz muito sucesso nos festivais de cinema pelo mundo.
https://www.imdb.com/title/tt7010412/
Assinar:
Postagens (Atom)